AUTOATENDIMENTO


FAQ

Matrícula, documentos, prazos e outros procedimentos do Serviço de Atendimento ao Aluno (SAA)


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1. Posso mudar de turno a qualquer momento?

Conforme a data vigente em nosso Calendário Acadêmico da graduação. Fora desse período, somente por motivo de trabalho, comprovado com declaração do horário de trabalho.


2. Até quando posso cancelar componente curricular?

Qualquer mudança é realizada conforme data vigente em nosso Calendário Acadêmico da Graduação, disponível para consulta no site da Uniso.


3. Quantos componentes curriculares posso cursar?

Conforme o Regulamento Acadêmico, cap. III art. 34, o aluno poderá incluir créditos que estão sendo oferecidos no período letivo. Sendo o número mínimo de créditos que deverá ser igual a 12 (doze).


4. Como faço para montar a matriz curricular – inclusão e exclusão de componentes?

Dentro do período de solicitação de inclusão de componentes do período letivo, o aluno poderá efetuar o procedimento por meio do Acesso Acadêmico do Aluno, via internet, ou presencialmente no Serviço de Atendimento ao Aluno – SAA.


5. Preciso montar a matriz curricular todo semestre?

Não, apenas o aluno que não irá cursar todos os componentes que estão sendo oferecidos naquele semestre ou que possui análise de matriz com dispensa curricular.


6. O que é a integralização do curso? Como ela é contada?

A integralização do curso é o tempo que o discente deverá cumprir todos os créditos e atividades curriculares constantes no Projeto Pedagógico do Curso e em sua matriz curricular e colar grau. O tempo máximo de integralização do curso não poderá exceder a 50% do tempo mínimo (definido na matriz curricular e no projeto pedagógico de cada curso). O controle de integralização curricular é feito pelo sistema de créditos, correspondendo cada crédito a 20 (vinte) horas de atividades acadêmicas. Por exemplo, um curso de Engenharia possui 10 semestres letivos, ou seja, 5 anos (tempo mínimo), e seu tempo máximo será de 15 semestres letivos, ou seja, 7 anos e meio (tempo mínimo mais 50%).


7. O que acontece se o aluno ultrapassar o tempo máximo de integralização do curso e não cumprir todos os créditos?

Se ultrapassar o tempo máximo de integralização (tempo mínimo mais 50%), o aluno será evadido da Uniso, ou seja, perderá o vínculo educacional, sendo necessário novo ingresso.


8. Cumpri todos os créditos, mas não entreguei as Atividades complementares e o Estágio Obrigatório, o que devo fazer?

Durante o período da integralização, o aluno deve cumprir as Atividades Complementares e o Estágio, juntamente com os componentes curriculares (créditos). Se o aluno cumprir todos os créditos, mas não entregar Atividade complementar e/ou Estágio Obrigatório, deverá matricular-se no próximo semestre letivo, para cumprimento dos mesmos, realizando presencialmente no SAA a Matrícula Estágio e pagando o valor referente a uma mensalidade do Curso que estiver regulamente matriculado.


9. Realizei a Matrícula Estágio e já cumpri as horas complementares e/ ou o Estágio, antes do término do semestre letivo. Já posso solicitar Colação de Grau?

Não. Se realizou a Matrícula Estágio, deverá aguardar o término do semestre letivo. A colação de grau deverá ocorrer apenas no próximo semestre letivo. Nenhum aluno colará Grau no mesmo semestre letivo em que estiver matriculado na Modalidade Matrícula Estágio.


10. Não realizei a Matrícula Estágio. No próximo semestre letivo, após o término dos créditos acadêmicos, posso voltar apenas para cumprimento do Estágio?

Após concluir os créditos acadêmicos, o aluno perde o vínculo com a Instituição no semestre subsequente. Seu reingresso deverá ser mediante novo processo seletivo, com solicitação de Análise de Aproveitamento de Estudos. O resultado da Análise indicará quais serão as pendências acadêmicas, pois ele poderá ser redirecionado para uma outra matriz curricular.


11. Qual é a diferença entre trancamento e cancelamento de matrícula?

O trancamento de matrícula consiste na interrupção de todas as atividades acadêmicas por 02 (dois) períodos letivos consecutivos ou alternados, e deverá ser feito por iniciativa do discente ou por seu representante legal, sempre respeitando os prazos previstos no Calendário Acadêmico, disponível no site da Uniso.

O cancelamento da matrícula consiste no desligamento do discente de todas as atividades acadêmicas, com perda de seu vínculo com a Instituição, e deverá ser feito no Serviço de Atendimento ao Aluno, por iniciativa do discente ou por seu representante legal, em formulário próprio.


12. O que acontece se eu perder o vínculo com a Uniso?

Se houver a perda do vínculo educacional por ultrapassar o tempo máximo de integralização, ou por ultrapassar o tempo máximo de trancamento, ou por cancelamento de matrícula, em todos esses casos se faz necessário realizar novo ingresso (vestibular ou outras formas legais: ENEM, PROUNI, FIES ou matrícula de aluno já graduado). Os componentes curriculares já cursados e aprovados no primeiro ingresso poderão ser aproveitados, se houver solicitação de Aproveitamento de Estudos.


13. Até quando posso fazer meu trancamento ou cancelamento?

O prazo para efetuar o trancamento consta no Calendário Acadêmico, disponível no site da Uniso (www.uniso.br). O cancelamento poderá ser realizado a qualquer momento.


14. Posso trancar a matrícula mesmo possuindo débitos?

Sim, o débito que o aluno possui não o impede de efetuar o trancamento, desde que o faça dentro do prazo estipulado em Calendário Acadêmico. A regularização das pendências financeiras deve ser realizada por meio de acordos administrativos.


15. Ao efetuar o cancelamento da matrícula perde-se os componentes curriculares aprovados?

Apenas do semestre vigente em que o cancelamento ocorreu. Os componentes curriculares aprovados de semestres anteriores permanecem no histórico escolar do aluno e poderão ser aproveitados, caso haja novo ingresso na Instituição.


16. Se passar o tempo para retorno de trancamento, o que ocorre com a minha matrícula?

Será cancelada por evasão. Os componentes curriculares em que o aluno foi aprovado em semestres anteriores permanecem no histórico escolar e poderão ser aproveitados, caso haja novo ingresso na Instituição.


17. O que é montagem de Análise de Matriz de Curricular (Grade) e qual é o prazo para este serviço?

Montagem de Matriz é quando o aluno ajusta os componentes curriculares que deverá cursar no semestre letivo, e deverá conter o mínimo de 12 créditos. Os prazos para o ajustes estão descritos no Calendário Acadêmico da Graduação disponível no site da Uniso.


18. O valor da mensalidade pode sofrer alterações de acordo com o número de componentes curriculares que irei cursar?

Sim. A mensalidade é calculada de acordo com o número de Créditos (horas-aulas de cada componente) e que podem variar de acordo com o número de componentes de uma mesma série da matriz.


19. Fiz o ajuste da minha Matriz Curricular inserindo componentes de várias séries da matriz e o valor ficou diferente da mensalidade normal do curso, por quê?

O valor baseia-se na quantidade de componentes de uma mesma série. Exemplo, se um determinado curso hipoteticamente possui uma mensalidade de R$ 1.000,00, e a série 01 possui 5 componentes, cada componente custará R$ 200,00, pois seu montante não ultrapassa o valor da mensalidade. Mas se na série 7, da mesma matriz curricular, houver 04 componentes, cada componente desta série custará R$ 250,00, de forma que uma aluno que está cursando apenas a série 1 pagará R$ 1.000,00, assim como um aluno que cursar apenas a série 7, também pagará os mesmo R$ 1.000,00, mas se houver a inclusão de componentes curriculares de ambas as séries o valor da mensalidade não será R$ 1.000,00.


20. Qual a diferença entre inclusão e exclusão de componentes curriculares e o cancelamento de componentes curriculares?

Dentro do período de matrícula e rematrícula (quando é permitido incluir e excluir componentes curriculares) previsto em Calendário Acadêmico, quando houver INCLUSÃO ou EXCLUSÃO de componentes curriculares, os ajustes realizados após o pagamento da rematrícula serão cobrados ou descontados nas demais mensalidades do semestre; mas encerrado o período de matrícula e rematrícula, não será possível a inclusão ou exclusão de componentes, apenas o cancelamento. O valor da mensalidade não contemplará o componente cancelado, e não haverá devolução dos valores já pagos.


21. Como eu faço para conseguir a dispensa das disciplinas já cursadas em outra instituição?

Se você cursou em outra instituição, poderá solicitar uma Análise de Matriz de Curricular (Grade) no Serviço de Atendimento ao Aluno, que encaminhará para Coordenação do Curso pretendido para a validação do aproveitamento de estudos, conforme Capítulo VIII do Regulamento Acadêmico.

A solicitação deverá ser feita no SAA – Serviço de Atendimento ao Aluno no Câmpus Trujillo, das 12h às 21h, ou na Cidade Universitária, das 9h às 21h.

Quais os documentos necessários para a solicitação da de Matriz de Curricular (Grade)?

Para a Solicitação de Análise de Matriz de Curricular (Grade) é necessária a apresentação do Histórico da Graduação (original e cópia) e do Conteúdo Programático (em algumas instituições o nome dado é Ementa ou Plano de Ensino), que nada mais é do que a descrição do conteúdo ministrado em cada disciplina. Obs.: Somente serão analisadas as disciplinas com status de APROVADO.


22. Esse serviço é cobrado?

Sim, a taxa para a realização da Análise de Matriz de Curricular (Grade) é de R$ 52,00 (valor para 2018), que deverá ser paga somente no cartão de débito no ato da solicitação.


23. Preciso aguardar o resultado da Análise para poder efetuar a matrícula?

Não, você não precisa aguardar o resultado da análise, pois a única forma de garantir a vaga é com a efetivação da matrícula, e a sua matriz poderá ser montada posteriormente, mediante resultado da análise.


24. Consigo aproveitamento das disciplinas de cursos técnicos?

Para aproveitamento de estudos, só serão analisadas as disciplinas de cursos de Graduação e Pós-Graduação mediante apresentação de documentos comprobatórios, conforme Capítulo VIII – Art.: 61 do Regulamento Acadêmico.


25. Consigo ingressar na Uniso e continuar no mesmo período em que estava na outra instituição?

Tudo vai depender do resultado da Análise, mas vale lembrar que as grades costumam ser diferentes de uma Instituição para outra em relação aos semestres em que cada disciplina é ofertada.


26. Consigo dispensar todas as disciplinas já cursadas em outra Instituição?

A Coordenação do curso irá analisar o conteúdo e a carga horária, sendo necessário 75% da carga horária para a dispensa da disciplina, conforme Capítulo VIII do Regulamento Acadêmico.


27. Com as dispensas, ficarei com horários vagos?

Havendo dispensas, o aluno terá a opção de incluir disciplinas dos próximos semestres ou continuar com horários vagos, sendo obrigatório, conforme regulamento, que o aluno curse 12 créditos.


28. Qual o prazo para solicitação da Análise de Matriz de Curricular (Grade)?

Conforme Artigo 62 do Regulamento Acadêmico, a solicitação da Análise de Matriz de Curricular (Grade) ocorre antes do início do semestre e o prazo encontra-se no Calendário Acadêmico, disponível no site da Uniso.


28. Cursos realizados em outro País serão aceitos para aproveitamento de estudos?

Sim, desde que atendam às exigências Conforme Art.: 64 - § 3 do Regulamento Acadêmico.


29. Tenho 18 anos ou mais, mas a faculdade será paga por meus pais, eles devem comparecer à matrícula?

O aluno com 18 ou anos ou mais não tem a necessidade de comparecer ao SAA com seus pais, pois ele mesmo assinará os procedimentos para matrícula.

Caso prefira alterar o Responsável Financeiro, após a conclusão da matrícula, deverá solicitar ao atendente a mudança.


30. Quais documentos são necessários para a alteração de Responsável Financeiro?

O Aluno e o Responsável deverão trazer Certidão de Nascimento ou Casamento, Profissão Comprovada, RG e CPF, RA e Comprovante de Endereço atualizado.

Todos os documentos devem ser originais.


31. Qual valor cobrado para o serviço e onde pode ser solicitado?

Para esse serviço não é cobrada nenhuma taxa, e pode ser solicitado no SAA – Serviço de Atendimento ao Aluno, das 9h às 21h, na Cidade Universitária, e das 12h às 21h, no Câmpus Trujillo.


32. Em quanto tempo, após a solicitação, fica pronto o Termo Aditivo para assinatura?

Depois de todos os documentos entregues e conferidos, o SAA providenciará o Termo Aditivo para que ambas partes assinem. Na impossibilidade de comparecimento ao SAA para assinatura, o aluno deverá retirar as 2 vias e reconhecer firma das assinaturas em cartório. A mudança ocorrerá no sistema somente após a devolução do documento assinado.


33. Eu, sendo Responsável Financeiro do aluno, tenho acesso às informações acadêmicas, como faltas e notas?

Não, o Responsável Financeiro só tem acesso à parte financeira, ou seja, débitos, parcelas a vencer ou acordos. A parte acadêmica só poderá ser consultada, ou algum serviço requerido, pelo próprio aluno ou mediante procuração.


34. Qual o prazo para o envio do atestado médico ao SAA?

Conforme Regulamento Institucional, são 5 dias úteis a contar a partir do primeiro dia da licença médica.

Art. 42 – O atestado médico para o Regime de Exercícios Domiciliares deverá estar datado e ser anexado por meio eletrônico, disponibilizado pela Universidade de Sorocaba, dentro do prazo de 05 (cinco) dias úteis, a partir da data do início da licença definida no atestado médico, e não pode conter rasuras.

§ 1º O documento anexado deverá ser digitalizado a partir do documento original, em papel timbrado e com o carimbo do médico, indicando o início e o término da licença definida no atestado médico


35. Qual o processo para o envio do atestado?

O atestado poderá ser enviado via APP Aluno ou link disponível no site da Universidade. O documento digitalizado a partir do original deverá estar legível.


36. Estou com problemas para enviar o atestado, como devo proceder?

Primeiramente, caso esteja utilizando o APP, verifique se o aplicativo está atualizado. Realize o login com o número do RA, composto com os 000 da frente. Se após essas verificações não conseguir finalizar o processo, envie e-mail com o “print” do erro para exdomiciliar@uniso.br ou entre em contato com o SAA presencialmente ou pelo telefone (15) 2101-7000, opção 1, dentro do prazo para o envio do atestado.


37. Quais são os atestados que o Regulamento prevê?

Somente serão aceitos atestados médicos, inscritos no CRM, CREMESP e Médicos sem Fronteiras. O Regulamento Institucional não prevê atestados emitidos por Dentistas, Fisioterapeutas, Psicólogos, entre outros.


38. No caso de declaração de óbito, ela é aceita para o abono de faltas?

Conforme Regulamento Institucional, o aluno que faltar por motivo de luto poderá realizar qualquer avaliação que perdeu, porém não há abono de faltas.

§ 5º O aluno que faltar a qualquer avaliação prevista, por motivo de luto, poderá fazê-la em outra data estabelecida pelo docente do componente curricular envolvido, desde que apresente documento comprobatório (Inclusão aprovada pela resolução CONSU N° 015/13).

§ 6º No caso previsto no parágrafo anterior, não há abono de falta (Inclusão aprovada pela resolução CONSU Nº 015/13).


39. Declaração de comparecimento é aceita para o Regime de Exercício Domiciliar?

Não. O Regulamento prevê atestado médico indicando início e término da licença médica, em papel timbrado e com carimbo do médico.


40. Atestado de acompanhante é aceito para o Regime de Exercício Domiciliar?

O regulamento prevê apenas quando o próprio discente está de licença médica.

Art. 67 - Discentes com traumatismos, discentes portadores de doenças infectocontagiosas ou outras, conforme prevê a legislação, devem requerer o Regime de Exercícios Domiciliares no Serviço de Atendimento ao Aluno, na forma do Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba.


41. Somente a entrega do atestado será suficiente para retirar minhas faltas?

Não, o atestado médico deferido dá direito ao discente solicitar o Regime de Exercício Domiciliar. O docente irá atribuir atividade e prazo para entrega; após o discente realiza-la, deverá devolver, via e-mail, ao docente, que irá avaliar se a atividade entregue será suficiente ou insuficiente para o abono das faltas.


42. Em quais situações as faltas serão abonadas automaticamente?

As únicas exceções contempladas a respeito de abono de faltas no ensino superior são as relativas ao Serviço Militar e à participação de estudantes em congressos científicos ou competições artísticas ou desportivas de âmbito nacional ou internacional, nos estritos termos estabelecidos em legislação especial.


43. Qual o prazo máximo para o período de licença médica?

Conforme Regulamento Acadêmico, o prazo máximo é de 90 dias.


44. No caso de licença maternidade, como devo proceder?

Art. 68 - Alunas gestantes podem requerer o Regime de Exercícios Domiciliares, pelo prazo de três meses, a partir do oitavo mês de gestação, com possibilidade de antecipação ou prorrogação, a critério médico, conforme prevê a legislação.

Em casos que a licença ultrapassar o período letivo, a discente possui 20 dias a partir do início do próximo período letivo para entrar em contato com os docentes para agendar as avaliações e entregar as atividades domiciliares.


45. Meu atestado será aceito para atividades de teor prático?

Art. 46 - Para componentes curriculares de natureza prática que exijam a presença física do discente em sala de aula ou em lugares específicos, não há concessão do Regime de Exercícios Domiciliares. (APROVADO PELA RESOLUÇÃO CONSU Nº 028/14)

O regulamento prevê que o docente deverá informar ao Serviço de Atendimento ao Aluno se o componente curricular for de natureza prática, devolvendo, em seu e-mail institucional, a folha recebida de Avaliação e Acompanhamento de Exercícios Domiciliares; (ALTERAÇÃO APROVADA PELA RESOLUÇÃO CONSU Nº 028/14)


46. Enquanto eu estiver de licença médica, posso comparecer à Universidade para realizar avaliações?

Não. O aluno, em hipótese alguma, poderá comparecer à Universidade em período de afastamento médico.


47. Em casos de períodos longos de licença, que o aluno achar que já consegue retornar as aulas, é possível cancelar o pedido do afastamento? Ou diminuir o período?

Somente com declaração do médico, informando que o discente estará apto a retornar às suas atividades normalmente.

Bolsas de Estudo e Descontos


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1. Quais as bolsas oferecidas pela Instituição?

Bolsa Prouni: A Universidade de Sorocaba está devidamente credenciada ao Programa do Governo Federal e concede bolsas de 100% nessa modalidade.

Probex – Programas de Bolsas de Extensão: O Programa de Extensão da Universidade de Sorocaba oferece bolsas de 50% do valor da mensalidade para alunos participantes de Projetos de Extensão – ações relacionadas à área de formação do estudante, desenvolvidas na comunidade da Uniso ou comunidade externa, com a orientação dos professores.

Programa de Iniciação Científica: Oferece bolsas de estudo de 50% para alunos da Graduação que realizam pesquisa científica, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Uniso, além de Bolsas Pibic-CNPq.

Bolsa Institucional – Bolsa Doação: Quando houver vagas disponíveis, o edital do processo seletivo será divulgado no site da Uniso. Requisito para concorrer à bolsa: Para estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.


2. Como funciona o Prouni?

Candidatos sem diploma de curso superior que tenham participado do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com no mínimo 450 pontos na média das notas e nota na redação que não seja zero, podem fazer a inscrição no processo seletivo do Prouni do 1º e 2º semestres do ano corrente e concorrer a bolsas de estudos.
Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve:
Comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa;
Ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública;
Ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola;
Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
Ser pessoa com deficiência;
Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.
O processo seletivo do Prouni tem uma única etapa de inscrição. A inscrição é gratuita e deve ser realizada exclusivamente pela internet, em http://prouniportal.mec.gov.br/

Para fazer a inscrição, o candidato deve informar o número de inscrição no Enem de 2017 e a senha mais recente usada no Enem.
No momento da inscrição o candidato faz em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno, dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.
O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.
Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Encerrado o prazo de inscrição, o sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as opções e as notas obtidas no Enem de 2017. Os estudantes são pré-selecionados em apenas uma das opções de curso, observada a ordem escolhida no momento da inscrição e o limite de bolsas disponíveis.
Serão realizadas duas chamadas. A cada chamada, os candidatos pré-selecionados têm um prazo para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.


3. Sou bolsista do Prouni, posso transferir de turno?

Após cursado um semestre, mediante apresentação de declaração de empresa a qual será admitido, a Uniso autoriza a transferência.


4. A Uniso aceita transferência de bolsista do Prouni?

A Uniso não recebe transferência de bolsa. O candidato deverá participar novamente do processo seletivo do Prouni.


5. Quando devo renovar minha bolsa de estudo doação (Institucional)?

A renovação de bolsa é semestral. A assinatura de recibo é feita todo início de semestre e a entrega dos documentos comprobatórios é anual (acompanhar o edital no site da Uniso).


6. Em quais horários posso falar com a Assistente Social?

O agendamento pode ser realizado pelo site da Uniso, no autoatendimento, onde estão disponibilizados os dias e horários disponíveis.


7. Quais os benefícios que a Universidade oferece para quem não conseguiu bolsa de estudo?

Acompanhe pelo site da Uniso outros benefícios: http://uniso.br/pro-ben-uniso/graduacao/


8. O que é e quem tem direito ao Desconto Pontualidade?

Desconto Pontualidade consiste no desconto de 7% nas mensalidades para aqueles alunos que pagam o boleto até a data de vencimento e não possuem nenhum outro desconto ou bolsa no curso.


9. O que é o desconto Egresso, e quem tem direito a ele?

Consiste no desconto de 50% nas mensalidades, no tempo mínimo de integralização do curso.
Tem direito ao descontos os ex-alunos que se graduaram em um curso superior em uma das mantidas pela Fundação Dom Aguirre, como:

  • - Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras Sorocaba;
  • - Faculdade Ciências contábeis e Administrativa de Sorocaba;
  • - Faculdades Integradas Dom Aguirre; e
  • - Universidade de Sorocaba.

Só terá direito ao desconto o egresso que efetivar sua matrícula pela 1° vez no curso.


10. O desconto egresso se aplica a todos os cursos?

Não, ele não se aplica aos cursos de Odontologia, Medicina Veterinária, Direito turnos da manhã e noite, e todos os cursos tecnológicos oferecidos na modalidade EaD – Ensino a Distância. Consultar portaria de descontos vigente.


11. O que é e quem tem direito ao Desconto Fidelidade?

O Desconto Fidelidade consiste em um desconto correspondente a 10% concedido ao aluno que:

- Concluiu curso de graduação ou pós-graduação na Universidade de Sorocaba e/ou Ensino Médio no Dom Aguirre; ou
- Seja filho de ex-aluno que concluiu curso de Graduação e/ou pós-graduação na Universidade de Sorocaba.

Desconto correspondente a 20% concedido ao aluno que:

- Concluiu o curso de Graduação na Universidade de Sorocaba e inicie pós-graduação no ano seguinte ao ano de conclusão do curso;
- Concluiu curso de pós-graduação lato sensu ou na Universidade de Sorocaba e inicie curso de pós-graduação stricto sensu no ano seguinte ao da conclusão do curso anterior; ou
- Concluiu o Ensino médio no Colégio Dom Aguirre e inicie curso de Graduação no ano seguinte ao ano de conclusão do Ensino médio.


12. O que é e quem tem direito ao Desconto Família?

Desconto Família consiste em desconto de 10% na mensalidade para cada integrante do grupo econômico familiar que ingressar em curso de graduação ou pós-graduação na Universidade de Sorocaba ou no Colégio Dom Aguirre.
São considerados integrantes do mesmo grupo econômico familiar: pais, filhos, cônjuges e irmão.


13. Devo solicitar o Desconto Família todo o semestre?

O aluno deverá solicitar a renovação do desconto família em cada semestre letivo. O mesmo abrangerá o semestre vigente. O Desconto família não se aplica à matrícula e à rematrícula e terá vigência inicial, sempre, no mês superior a data da solicitação.


14. Posso ter mais de um desconto no meu curso?

Não, os descontos não são cumulativos em um mesmo curso e não serão, em hipótese alguma, retroativos.

Financiamentos


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1. A Uniso tem alguma forma de financiamento?

O Creduniso é um financiamento da própria Universidade, em que o aluno paga 50% da mensalidade. A diferença será paga no final do curso, no número de vezes em que foi utilizado o benefício. O aluno interessado deverá consultar o edital no site da Uniso (www.uniso.br), onde serão divulgadas todas as documentações e critérios. O financiamento pode ser solicitado sempre no início de cada semestre, mas o aluno deverá estar matriculado para concorrer ao benefício.


2. O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para se inscrever no FIES o estudante deve ter realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, a partir da edição de 2010, com média mínima de 450 pontos, sem ter zerado a redação. Além disso, o candidato deve comprovar renda familiar de até 3 salários mínimos.
O período de inscrição é divulgado nos meios de comunicação em geral. As inscrições devem ser realizadas no próprio site do SisFies

Negociação de Débitos


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1. Alunos ativos

1.1. Como posso parcelar meu débito com a Universidade?

Débitos de mensalidades podem ser parcelados, mas os débitos de acordo devem ser quitados por já se tratarem de negociação. As condições de negociação das mensalidades (para alunos ativos) estão disponíveis no Portal do Acordo Online e também podem ser tratadas diretamente no Setor de Cobrança, na Cidade Universitária da Uniso. Caso não visualize os débitos no Portal do Acordo, o Responsável Financeiro deve comparecer pessoalmente ou entrar em contato por telefone ou e-mail. No caso de parcelamento, a entrada é sempre no ato, com emissão de boleto com vencimento para o dia seguinte ou pagamento no cartão. Para as demais parcelas serão emitidos boletos bancários e encaminhados via correios e e-mail.


1.2. Como posso efetuar o pagamento do débito?

Boletos vencidos podem ser quitados diretamente no Setor de Cobrança com cartão de débito. Caso não queira efetuar pagamento no cartão, será emitido boleto bancário com vencimento sempre para o dia seguinte ao da realização do acordo. O Setor de Cobrança não recebe pagamentos em dinheiro, nem em cheque, somente por cartão.


1.3. Existe desconto para o caso de quitação do débito?

Não há desconto para quitação do débito. Será cobrado o valor corrigido, com multa e juros, até a data da quitação ou do parcelamento.


1.4. Quanto é acrescido de multa e juros no caso de atraso no pagamento de mensalidades?

As mensalidades pagas em atraso serão atualizadas pela aplicação do INPC, até o dia do efetivo pagamento, acrescidas de multa de 2% (dois por cento) e juros de mora, no percentual máximo disposto no artigo 406 do Código Civil.


1.5. Quanto é acrescido de multa e juros no caso de atraso no pagamento de acordos?

Para parcelas de acordo vencidas, haverá incidência de multa de 10% (dez por cento) sobre o saldo devedor, devidamente atualizado monetariamente pelo INPC, acrescido de juros moratórios desde o vencimento das parcelas, com a taxa de juros vigente à época, na forma do artigo 406 do Código Civil;


1.6. Por que o valor devido aumenta no caso de parcelamento?

Para toda negociação parcelada haverá incidência de juros de mora de 1% ao mês (juros futuros), conforme previsto no art. 161 do Código Tributário Nacional.


2. Alunos inativos

2.1. Quais são as condições de negociação do meu débito?

As condições de negociação devem ser tratadas diretamente no Setor de Cobrança, na Cidade Universitária da Uniso. O Responsável Financeiro deve comparecer pessoalmente ou entrar em contato por telefone ou e-mail.


2.2. Existe desconto para o caso de quitação do débito?

Para quitação do débito poderá haver desconto para alunos inativos, mas para tratar do assunto, é necessário que o Responsável Financeiro compareça pessoalmente ao Setor de Cobrança da Uniso, na Cidade Universitária, ou entre em contato por telefone ou e-mail.


2.3. Como faço para retornar ao curso com débito pendente?

Primeiramente, será necessário quitar ou negociar o débito no Setor de Cobrança da Uniso, na Cidade Universitária. Após quitação ou pagamento da entrada do acordo, o ex-aluno estará liberado para retornar ao curso que desejar. Após regularização de pendências financeiras, é necessário prestar novo processo seletivo para reaver o vínculo com a instituição e solicitar análise de matriz curricular. Caso seja graduado, não há necessidade de prestar processo seletivo, apenas solicitar análise de matriz curricular e ingressar na condição de graduado.

Educação a Distância


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1. O que é o CET e onde se localiza?

O Centro de Educação e Tecnologia, também conhecido como EaD, é um setor criado em 2002, com a finalidade de promover e gerenciar a oferta de cursos e componentes curriculares semipresenciais. Localiza-se no 1º andar do Prédio de Apoio 1, sala 105, na Cidade Universitária Professor Aldo Vannucchi.


2. Como eu me comunico com o CET EaD?

1. Por e-mail: ead@uniso.br
2. Por telefone: (15) 2101-7051 / (15) 2101-7122
3. Pessoalmente, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.


3. Como o CET EaD se comunica comigo?

1. Através de avisos e notícias em nosso site;
2. Por telefone;
3. Por e-mail;
4. Nos espaços de interação da sala virtual na qual o aluno está inscrito.


4. Como eu me comunico com o professor na EaD?

Ele estará sempre em contato através da sala virtual; você poderá enviar suas dúvidas e sugestões usando as ferramentas virtuais (Mensagens, Fórum e Bate-papo), e-mail institucional do professor, ou mesmo pessoalmente, nos plantões presenciais.


5. Quando começam as aulas na EaD?

As aulas via EaD acompanham o Calendário Acadêmico específico de cada modalidade, disponível no site da Uniso e também plataforma virtual.


6. Como são as aulas na sala virtual EaD?

A primeira aula de todos os cursos é presencial. Nela, o professor(a) dá orientações para o uso da sala virtual e sobre a metodologia da EaD, além de apresentar o Plano de ensino e calendário de estudos, com agenda própria de cada um dos componentes, prevendo datas de entrada de novas atividades virtuais e possíveis encontros presenciais.


7. Como serei avaliado na EaD?

A avaliação na EaD segue os mesmos princípios da avaliação presencial determinados pelo Regimento Geral da Uniso (artigos. 58 e 59).
Entretanto, cada professor(a) aplica, a seu critério, os instrumentos que achar válidos, na quantidade que julgar melhor. De qualquer forma, as provas são obrigatoriamente presenciais.
Os critérios para a avaliação de cada instrumento, das participações nas atividades virtuais propostas e para a construção do conceito final, cabe ao professor definir por escrito, no Plano de Trabalho do Componente Curricular.
Certifique-se de que compreendeu os conteúdos, e, caso tenha dúvidas, procure esclarecimento com o professor ou com o atendente.


8. Como se controla a frequência na EaD?

As aulas presenciais programadas são obrigatórias e a presença/ausência do aluno(a) é registrada. Na sala virtual, porém, não há controle de frequência, apenas registros de entrada, das seções visitadas pelo aluno(a) e seu tempo de permanência na sala.


9. Como eu acesso ao site da EaD e a sala virtual do meu componente curricular?

1. Na barra do seu navegador, digitando http://moodle.uniso.br;
2. No site da Universidade, no menu Autoatendimento, Acesso Acadêmico, Educação a distância;
3. No aplicativo Moodle Mobile;
Na janela que aparecer, em Login, digite seu RA completo ou e-mail cadastrado no SAA e, caso seja o seu primeiro acesso, utilize como senha o número completo do seu CPF; caso contrário utilize a sua senha de costume da plataforma.


10. Como acesso o Moodle Mobile?

Seguindo as instruções do tutorial de acesso que está disponível na página de login da plataforma.


11. Como recupero a minha senha da EaD?

O site oferece um link, em sua página principal, intitulado “esqueceu seu usuário ou senha”. Basta clicar nele e seguir as instruções.


12. Como atualizo os meus dados na plataforma EaD?

Todos os dados cadastrais disponibilizadas na plataforma virtual são os mesmos informados ao SAA. Para atualizá-los é só solicitar a correção no SAA, que as informações serão transferidas ao sistema EaD.


13. Como entrego os exercícios e demais atividades do componente curricular?

As atividades propostas ao longo do curso podem ser criadas em diversos recursos diferente, cada uma tendo suas particularidades, por isso o próprio professor(a) lhe orientará onde entregar cada uma delas.


14. Como saberei se o trabalho que depositei foi realmente anexado na sala?

Em algumas situações o programa traz uma mensagem confirmando o êxito da operação e envia e-mails de confirmação, mas convém confirmar, também, consultando as seções onde as atividades foram entregues.


15. Qual a diferença entre sala de apoio e componente EaD?

Componente em EaD, como o próprio nome já diz, é um componente ministrado a distância, com todo o material e atividades sendo disponibilizados através da plataforma virtual da Universidade.
Sala de apoio é um ambiente disponibilizado aos professores que ministram aulas presenciais, ela é um espaço para o compartilhamento de arquivos e envio de atividades.