Uniso Ciência

Apresentação


Lançado em outubro de 2017, o Uniso Ciência é um projeto de divulgação científica da Universidade de Sorocaba, em parceria com o jornal Cruzeiro do Sul, que visa compartilhar com o público o resultado das pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação da instituição, em dois canais: um tabloide, veiculado na edição impressa do jornal a cada três meses, e o canal online Uniso Ciência, que receberá periodicamente notícias sobre a Universidade. Um Comitê Editorial, formado por professores da Universidade, é responsável pela avaliação e seleção dos temas apresentados no tabloide, a partir de critérios de relevância, aplicabilidade dos resultados e contribuição para o desenvolvimento social, dentre outros. As reportagens são produzidas por jornalistas com formação na área de divulgação científica e que também atuam como professores no curso de Jornalismo. A marca do projeto representa a integração do conhecimento produzido pelas diversas áreas científicas e foi desenvolvida pelos alunos André Caciatore e Felipe Bueno, estudantes de Design da Uniso.

Conselho editorial


  • Prof. Me. Adilson Aparecido Spim
  • Profa. Dra. Denise Lemos Gomes
  • Prof. Me. Edgar Robles Tardelli
  • Profa. Ma. Mônica Cristina Ribeiro Gomes
  • Prof. Dr. Nobel Penteado de Freitas

 

Expediente


PERIODICIDADE

  • Trimestral

 

EQUIPE TÉCNICA

Jornalista Responsável e Coordenação

  • Mônica C. Ribeiro Gomes (MTB 27.877)

 

REPORTAGENS

  • Prof. Me. Guilherme Profeta
  • Prof. Me. Marcel Stefano Tavares Marques da Silva

 

ARTE

  • Artmaker

 

DIAGRAMAÇÃO

  • Daniele Coimbra

 

REVISÃO(PORTUGUÊS)

  • Profa. Ma. Paula Valelongo

 

 

Uniso Ciência é uma publicação da Universidade de Sorocaba
Rodovia Raposo Tavares, KM 92,5
18023-000 Sorocaba / SP

Informações
(15) 2101.7006/7081 | ciencia@uniso.br | uniso.br

Normas para publicação


O Uniso Ciência, projeto de divulgação científica da Universidade de Sorocaba, possui duas frentes de publicação: um tabloide impresso, de periodicidade trimestral, encartado no Jornal Cruzeiro do Sul; e o blog Uniso Ciência, disponível na home do jornal, que divulga o conteúdo da versão impressa e outras notícias relacionadas à produção científica da Universidade.

 

Versão impressa

Os textos são produzidos por jornalistas especializados em divulgação científica, a partir de dissertações e teses concluídas recomendadas pelos quatro Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade. Os programas submetem os resumos das pesquisas, para avaliação cega do Comitê Editorial do Uniso Ciência. O comitê, formado por cinco professores, é responsável pela pontuação e ranqueamento dos temas, processo que, ao final, resultará na classificação dos temas para publicação. Baseados na classificação do comitê, os jornalistas produzem as reportagens e as submetem ao crivo técnico dos autores.


São considerados como critérios de avaliação, pelo Comitê Editorial:

  1. Proximidade (geográfica e também sociocultural);
  2. Relevância (impacto da notícia sobre as pessoas);
  3. Aplicabilidade (orientação e satisfação da necessidade de conhecimentos das pessoas em seu dia a dia);
  4. Atualidade (sentido de novidade ou curiosidade);
  5. Progresso (desenvolvimento propiciado por descobertas científicas e tecnológicas).

Versão online

O blog Uniso Ciência disponibiliza a versão completa de cada edição e também publica os textos separadamente. As atualizações são periódicas, realizadas pela área de Jornalismo da Assessoria de Comunicação Social (Assecoms) da Uniso.

Além do conteúdo impresso do tabloide, são divulgadas notícias sobre eventos, projetos, cursos e iniciativas afins promovidas pela Universidade. São priorizadas notícias informativos e de serviço que representem a diversidade, o impacto e a inserção da produção científica da Uniso no cenário regional, nacional e internacional.