AUTOATENDIMENTO


Anais Eletrônicos - 2014

1 - Educação Superior e Formação de Professores


*O conteúdo e formatação dos trabalhos listados a seguir é de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es).

Nome Trabalho
Adriana Castreghini de Freitas PereiraA Cartografia na formação de professores de Geografia: relato de atividades práticas na Universidade Estadual de Londrina/PR
Adriana Fernandes CampestriniA Disciplina de Ginástica no Ensino Superior nos Cursos de Educação Fisica
Aline Gonçalves da SilvaEnsino de História e Formação de Professores: Desafios Atuais
Ana Laura SchliemanA importância da utilização de ferramentas da internet no processo de avaliação de atividades no ensino superior.
Andréa Fabiane GibellatoA Formação de Professores na Vertente Interdisciplinar
Bianca Nóbrega, Denise Lemos GomesPrograma Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência e Programa de Ensino: Experiências e Reflexões
Bruna Vilas BôasJogo educativo sobre prevenção de quedas acidentais no ensino fundamental
Bruno Pereira Dos SantosO Papel do Professor como Formador de Alunos Leitores: Texto e Leitor Construindo Conhecimento
Camila RomagnolliOs Impactos do Pibid no Processo de Formação Inicial de Professores: Experiências na Parceria entre Educação Básica e Superior
Carina Maria Bullio FragelliA Formação do Professor Universitário: Aspectos Históricos e Explorações Futuras
Carolina Cubaski PagnanPráticas Reflexivas na Formação de Futuros Professores
Caroline Moliani FerriA Interdisciplinaridade como Métodologia na Formação do Professor
Cecilia Noriko Ito SaitoPráticas educacionais dinâmicas: potencialidades criativas e investigações
Cleide Tavares de Oliveira AraripeConae 2014 e a Participação Democrática Dos Profissionais De Educação
Cristiane MachadoPerspectivas para a Formação Docente: Apontamentos de Pesquisa
Deise Becker KirschFormação do Professor Pesquisador: Análise Paradigmática das Dissertações em Educação Sociocomunitária
Djaira Leitão de AraújoConstruções da Aprendizagem da Docência e da Identidade Profissional entre Professores do Curso de Odontologia no Interior do Estado de Pernambuco
Edvard Luiz da Silva FilhoFormação de Professores de Matemática e Modelagem Matemática: Mudanças na Prática Pedagógica e no Desenvolvimento Profissional
Fátima Aparecida de SouzaA produção do gênero textual relatório pelo aluno pesquisador no âmbito do Projeto Bolsa Alfabetização
Fernanda Raquel Oliveira LimaA Perspectiva Discente Sobre a Formação Profissional em Letras/Ufjf
Flávia Arantes TáparoA Educação e o Desenvolvimento Global Infantil
Gisele Maria de Andrade de NobregaCurso de Formação Docente para a Gestão Curricular na Universidade Estadual de Londrina
Hellen Braga SerpeloniMapas Conceituais como Ferramenta na Formação Inicial de Professores
Heloisa Gomes BezerraFormação Continuada de Professores no Paraná: O Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE
Jeani Delgado Paschoal MouraDa Grade à Matriz Curricular: Desafios na Proposição de um Currículo Integrado para o Curso de Geografia
Jeani Delgado Paschoal MouraImpactos da Atuação do Grupo de Estudos em Práticas de Ensino (Gepe) na Universidade: Desafios da Formação Docente
Jessica Bianca dos SantosAs Contribuições do PIBID na Formaçao do Professor de Geografia na Universidade Estadual de Londrina
Joellen MaronezziO PIBID Na Formação de Professores
Juarez GomesConhecer e Combater as Várias Formas de Pedofilia: Um Tema para a Formação de Professores
Larissa Alves de OliveiraO PIBID e as Práticas Educacionais: Uma Perspectiva para a Formação Inicial da Docência em Geografia
Leticia Rodrigues PereiraO Professor do Ensino Superior: Perfil, desafios e trajetórias de formação
Ligia Bueno Zangali CarrascoO Papel do Assessor Pedagógico na Significação da Docência Universitária: Limites e Possibilidades
Lilian de Fatima Zanoni NogueiraInclusão de Deficientes no Ensino Superior: A Realidade de Sorocaba pelo Olhar dos Docentes
Lilian de Fatima Zanoni NogueiraInclusão das pessoas com deficiência no ensino superior – favorecendo a autonomia na Universidade de Sorocaba
Luciana Pereira de SousaA Formação do Pedagogo para e Ensino de Matemática
Marcelo de Barros RamalhoLas universidades de Brasil en la formación de profesores de español/LE
Marcilene Rosa Leandro MouraA utilização de produções cinematográficas na formação de professores: um novo olhar sobre o trabalho educativo
Marcio Miguel de AguiarPlanejamento Interdisciplinar: Proposta e Reflexão sobre a Organização do Trabalho Docente
Margarete Bertolo BocciaEstudo Comparativo do Desempenho dos Alunos do Curso de Pedagogia: Presencial X EAD
Maria Auxiliadora Loiola de FigueiredoA EDUCAÇÃO NA COMPLEXIDADE: Aspectos fragmentados do Ensino Superior
Maria Helena Dantas de Menezes GuarienteA Form‘Ação’ Docente em Foco: Subsídios para a Organização de Semanas Pedagógicas no Ensino Superior
Maria Valéria PavanA Reforma Curricular em um Curso de Medicina: Impacto sobre o Trabalho Docente
Mariana Penna MariussiO Ensino de Química na Diretoria de Ensino de Votorantim (Sp): Um Estudo de Caso
Marta de Souza FrançaA Docência no Ensino Superior: Olhares de Enfermeiros-Professores
Moacir UmbeliA Importância da Interdisciplinaridade Na Formação do Docente
Niélcia de Aguiar HerreiraFormação Pedagógica do Docente Universitário na Faculdade Evangélica do Paraná: A Implantação e Atuação do Núcleo Docente Estruturante
Patrícia Fernandes Paula-ShinobuA Interdisciplinaridade Como Ferramenta Para Superar A Fragmentação Do Conhecimento
Rafael Aparecido Gonçalves XavierO Uso de Paródias em Abordagens Conceituais: Vivência na Formação Inicial para a Docência
Rafael Gomes TenórioA Formação do Professor de Línguas Para o Uso das Tecnologias Digitais da Informação de Comunicação (TDIC): Possibilidades e Desafios
Rei KuboyamaAplicação Prática do PIBID Interdisciplinar na Formação de Professores
Renato Romano AlemeO processo de constituição da carreira docente de enfermeiros-professores: identidade, trajetórias e estratégias adotadas para atuação na docência.
Rita de Cássia de Campos AnderyA Relação da Formação dos Professores em sua Fase Inicial e o Trabalho com “Educação para o Pensar”
Rosa Virgínia Wanderley DinizA Contribuição da Filosofia na Formação do Pedagogo
Rosa Virgínia Wanderley DinizValores Expressos no Ensino Superior: Uma Análise Kantiana
Sandra Regina Gimenez-PaschoalPrevenção de Acidentes Infantis: Formação e Atuação de Profissionais do Ensino Fundamental
Silvana Alves FreitasFormação Inicial de Pedagogas(os) para a Concepção e Gestão do Currículo
Silvana Maria Gabaldo XavierVisões de Letramento Digital em Projetos de Extensão Universitária: Inclusão e Inserção Social
Silvia Cristina de Oliveira QuadrosInterdisciplinaridade – Aspectos Legais X Ações Institucionais
Tatiane Guimarães Pedroso de OliveiraAspectos Pedagógicos no ensino superior em saúde: relato de experiência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo (USP)
Vitória Ferreira JahnReconciliação Epistemológica e a Formação de Professores
Zilmene Santana SouzaDocência no Ensino Superior: Formação Continuada, Saberes e Práticas

2 - Educação Superior e Políticas Públicas


Nome Trabalho
Ailton Bueno ScorsolineEducação Superior e Qualidade: Entre a Formação Cidadã e a Conformação de Mercado
Alexey CarvalhoReflexões Sobre a Influência da Globalização na Educação Superior
Alexey CarvalhoReflexões Sobre Educação a Distância no Brasil: Questão Social, Qualidade e Expansão
Aurélio Ferreira da SilvaAs Evidências do Reuni: Uma Abordagem da Dimensão Acadêmico-Curricular
Emanuel Mangueira CarvalhoPolíticas Públicas e Ensino Superior: Levantamento Bibliográfico das Leis que Tratam sobre as Ações Afirmativas de 1990 a 2012
Flávio Batista FerreiraRegulação Local da Política de Expansão do Ensino Superior Público Paulista: Diferentes Concepções de Universidade no Projeto do Novo Campus da Unicamp em Limeira
Flávio Henrique Navarro HashimotoO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Como Ferramenta de Formação Docente
Kellen Cristina Prado da SilvaA Educação Como Ponte Estratégica Brasil – África: Internacionalização da Educação Superior Pública nos Governos Lula e Dilma (2003 – 2014)
Mariana de Fátima GuerinoA Política Educacional de Educação a Distância: Uab e as Novas Dimensões do Trabalho Docente no Ensino Superior
Marlei Terezinha MainardiProcurando a Qualidade Por Meio da Avaliação Institucional Participativa
Marli Ferreira de SouzaInclusão no Ensino Superior: Valores do Trabalho e do Estudo Para as Camadas Populares
Raquel de Mendonça Rosa-CastroUniversidades Comunitárias: Características e Desafios
Soraya Diniz RosaResidência Multiprofissional em Saúde e Políticas de Formação Profissional
Tatiana Carence MartinsPerspectivas do Processo de Bolonha: O Projeto Tuning América Latina

4 - Educação Superior e Práticas Educacionais


Nome Trabalho
Adriana Lopes AyresO Ensino da Linguagem no Curso de Fisioterapia: Sua Contribuição para um Olhar Humanístico
Beatriz Elaine Picini MagagnaProeja-Uniso: Um Currículo para Educar o Jovem e o Adulto
Benedito Aparecido CirinoUniversidade, Reflexão e Moral
Betânia Siqueira MafraUma experiência de aprendizagem significativa de competências de comunicação e expressão em um curso de engenharia: produção escrita de manuais técnicos a partir da interação entre pares
Cleide Donizete Moreira NunesDescortinando o Gênero Textual “Artigo Científico”
Diego Ienke de MacedoA Geopolítica da Copa Do Mundo: Um Estudo de Caso na Formação Inicial de Professores de Geografia
Elisa CarneiroO PBL no Curso de Medicina da UEFS e as Atuais Políticas Públicas Orientadas para esse Nível de Ensino
Gilson Piqueras GarciaO Ensino de Engenharia e o Método PBL
Gisele de OliveiraProdução Textual e o Ensino de Língua Materna no Ensino Superior: Oportunidades para Religar as Disciplinas de um Curso
Ivan Penteado DouradoA Experiência Pedagógica na Universidade Nacional do Timor-Leste – Por uma Educação Superior Contra-Hegemônica E Intersubjetiva
Izabel Cristina Ribeiro SaccomannO Papel da Autoavaliação dos Estudantes de Enfermagem nas Sessões de Tutoria
Maísa Aparecida de OliveiraProcesso Formativo do Estudante Universitário: A Iniciação Científica no Cenário das Práticas de Pesquisa Produtivistas
Manuel TavaresEducação Superior e Novas Práticas Educacionais Configuradas por Novos Paradigmas Epistemológicos
Marcelo Lopes da FonsecaPráticas do Cotidiano Escolar e a Formação do Aluno Leitor: Espaço de Formação de Saberes
Pedro Viana Castanha JúniorModelo de Gestão, Automação e Logística Da Informação: Um Estudo no Âmbito Universitário das Divisões de Controle e Registro Acadêmico nas Faculdades Santo Agostinho
Ricardo Tadeu Marcilio JuniorEducação Ambiental e Pratica Educativa: Contribuições do Projeto Rondon Tur Ambiental
Robson dos Santos FerreiraIntrodução ao Conceito de Função: Uma Discussão a Partir de uma Proposta com o Software Simcalc no Ensino Fundamental
Thereza Cristina Utsunomiya AlvesHorta Agroecológica na Prática Escolar
Thiago Kiyoschi Igarashi KikuchiUma Alternativa na Prática Docente: Ensinando a Urbanização com o Jogo Simcity 3000
Valmir Aparecido CunhaMaratona De Projetos: Uma Proposta de Interdisciplinaridade nos Cursos Tecnológicos da Universidade De Sorocaba
Vanda Borges de SouzaA Contribuição da Supervisão de Estágio no Processo de Formação Profissional
Vinicius Eduardo Garcia CatellanPráticas Pedagógicas na Formação Inicial Docente: A Contextualização da Música no Cotidiano Discente
Wilson Aparecido PaschoalImpactos do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na Geografia: Experiências na Formação Cidadã Crítica

6 - Educação Superior e Avaliação


Nome Trabalho
Andreia Silva da MataModelo Hierárquico Multinível: Uma Análise das Variáveis Preditoras do Desempenho no Enade e na IES
Andreia Silva da MataPsicologia: Eixos Estruturantes e Ênfases Curriculares
Emilio Rodrigues JúniorA Avaliação da Educação Superior sob a Ótica da Comissão Própria de Avaliação
Emilio Rodrigues JúniorOs Desafios da Educação Frente às Novas Tecnologias
Fábio FernandesA Polissemia do Termo Qualidade para Educação Superior
Fernanda de Cássia Rodrigues Pimenta Os Instrumentos de Avaliação Do Sinaes - Da Implantação do Sinaes ao Final do Segundo Ciclo Avaliativo – 2004/2012
Gabriella de Camargo HizumeReflexões Sobre a Implementação de um Processo de Acreditação Regional: O Caso do Sistema Arcu-Sul
Igor Vinicius Lima ValentimA Geopolítica da Cafetinagem Acadêmica: Quem Tem Medo de Investigar o Cotidiano das Relações Universitárias?
Joelma dos Santos BernardesA Comissão Própria de Avaliação: Contribuição para a Gestão Institucional
Jullie Cristhie da ConceiçãoAvaliação e Qualidade: Fatores que Engendram a Política de Revalidação de Títulos de Graduação
Maria Lucia Indjaian Avaliação na Pós-Graduação Stricto Sensu: Reflexões Sobre a sua Prática no Brasil
Rafael Ângelo Bunhi PintoA Meta-Avaliação do Curso de Administração da Universidade de Sorocaba - Uniso
Regilson Maciel BorgesA Produção Sobre Avaliação na Educação Superior: Um Estudo dos Cadernos de Pesquisa (1992-2012)
Roberta Muriel CardosoOs Processos de Avaliação no Brasil e sua Relação com os Indicadores de Qualidade
Sheyla Aparecida Tavares Pedrucci Concepções de Qualidade na Educação Superior: Aproximações à Produção Acadêmica Veiculada pela Revista Avaliação
Simone Torres EvangelistaPolíticas de Avaliação da Pós-Graduação: Autonomia Acadêmica, Produção Crítica do Conhecimento e Intelligentzia Universitária