Design desenvolve projetos de sinalização para entidades
28/11/2018 - 10h00

Os alunos de Design estão desenvolvendo projetos de sinalização para dez entidades de Sorocaba e Região. O Educandário Santo Agostinho, que atende crianças em período integral, e o Lar São Vicente de Paulo, que abriga idosos, são alguns dos contemplados.
A partir de visitas e estudos, os alunos elaboram toda a sinalização para informar sobre os ambientes, visando promover a organização das instituições e melhorar o fluxo dos usuários. Conforme explica o professor Marcelo Silvani, que orienta os projetos no componente “Sinalização”, o objetivo é proporcionar aos alunos uma vivência real e a percepção da necessidade de sinalização, a partir de soluções com baixo custo, além de beneficiar as entidades que não têm acesso a esse serviço.
No caso do Educandário Santo Agostinho, as salas receberam placas de mdf, acopladas a nichos, com os nomes pintados com tintas coloridas, tudo elaborado pelos alunos, unindo estética à funcionalidade.
“Colocamos em prática o conteúdo aprendido com uma experiência real. Prestamos consultoria, desenvolvemos conceitos e implantamos o projeto, trabalhando com prazos e demais fatores para realização de toda a ideia”, explica o aluno Estevam Neto, que desenvolveu o projeto com Carlos Yoshimura, Ygor Roccon e Carlos Godói.
No Lar São Vicente de Paulo, os alunos utilizaram chapas de polionda e também implantaram placas externas. Os nomes dos espaços acompanham pictogramas para facilitar o entendimento. Uma das placas, do “Cantinho do Vovô”, inclusive, foi elaborada pelos próprios idosos em uma oficina de pintura.
Em ambos os projetos, assim como nos demais, a iniciativa agradou aos representantes das identidades. “É muito prazeroso ir todos os sábados à entidade. Estamos dando continuidade ao projeto”, comenta Guilherme Augusto Queiroga Rodrigues. Além dele, participam do projeto para o lar de idosos, Anderson Francisco de Paiva Vieira, Maite Alves Machado Santos e Tallita Ariane Costa de Lima.

Alunos atenderam ao Lar São Vicente de Paulo

Para a produção das placas, oficina de pinturas com os idosos

Sinalização elaborada para o Educandário Santo Agostinho

Projeto agradou a diretoria do Educandário