Cinepós exibe "Um Conto Chinês" nesta sexta-feira (25)
21/05/2018 - 18h00

Nesta sexta-feira (25), o Mestrado em Comunicação e Cultura da Uniso promoverá a segunda reunião do Cinepós, projeto que tem como objetivo promover reflexões e debates a partir do cinema e também de outras produções audiovisuais, para além das fronteiras da pós-graduação. O encontro será realizado junto aos alunos da Terceira Idade da Uniso, no câmpus Seminário, às 14h.
Conduzida pela professora Míriam Cristina Carlos Silva, a atividade iniciará com a apresentação do filme argentino “Um Conto Chinês” (2011), dirigido por Sebastián Borensztein.  No longa-metragem, Ricardo Darín interpreta Roberto, um veterano da Guerra das Malvinas que tem seu cotidiano – marcado por solidão – completamente transformado a partir do encontro com Jun (Ignacio Huanga), um chinês que se perde em Buenos Aires e a quem Roberto se vê obrigado a ajudar.
A proposta, em seguida, é pensar as relações entre solidão, vinculação, incomunicabilidade e comunicação, presentes no filme por meio de representações poéticas acerca dos acontecimentos que entretecem o roteiro. Através do olhar poético dado pela obra cinematográfica, é possível aprender ainda sobre o evento do religare (religação), que possibilita a re-união de sentidos que antes encontravam-se dispersos.
“Um Conto Chinês” faz parte de uma seleção de filmes ibero-americanos analisados pela professora Míriam em seu atual projeto de pesquisa, desenvolvido com amparo da Fapesp e intitulado “Representações Poéticas da Morte nas Narrativas Midiáticas”.
Aberto à comunidade e aos interessados em geral de forma gratuita, o Cinepós é um projeto para integração ensino, pesquisa e extensão, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso, sob responsabilidade dos professores Maria Ogécia Drigo, Míriam Cristina Carlos Silva e José Rodrigo Fontanari.

O quê? Encontro Cinepós: conversa sobre vínculos e solidão
Quando? 25 de maio de 2018 (sexta-feira), às 14 horas
Onde? Uniso - Câmpus Seminário (Av. Dr. Eugênio Salerno, 100/140 – Sorocaba, SP)
A quem? Alunos da Terceira Idade da Uniso, comunidade acadêmica e interessados em geral