AUTOATENDIMENTO

Open Design Uniso acontece nesta semana
21/05/2018 - 08h00

O Open Design Uniso 2018, o maior evento de Design da região, que receberá grandes nomes do mercado, acontece nesta semana, de 21 a 25 de maio, às 19h, na Cidade Universitária.
Com o tema “Empreendedorismo Criativo e Design”, esta edição tem como objetivo difundir a cultura do Design, falar sobre o mercado de trabalho na área e como os profissionais estão empreendendo e fazendo a diferença na sociedade.
O evento é promovido pelo curso de Design e contempla palestras sobre startups, visual thinking, design social, tipografia, além da apresentação de projetos empreendedores.
Na programação, estão cases como da Rede Design Possível, sem fins lucrativos, com iniciativas de inovação social, a ErêLab, empresa de mobiliário urbano lúdico, e a WeJam, que trabalha para o aumento de renda de artistas e criativos.
Já entre os grandes talentos convidados, estão Hiro Kawahara, ilustrador e diretor de arte há 30 anos, conhecido pela criação das toalhas de bandeja do McDonald's, e Rodrigo Saiani, fundador e diretor de criação da Plau, com experiência em projetos tipográficos para grandes marcas, como para a Rede Globo. Eles farão a abertura no dia 21 de maio.
Outro destaque é Kalina Juzwiak, artista plástica conhecida como kaju., que atua com projetos de arte e design e já atendeu a empresas como Ana Capri, Veja São Paulo e Mont Blanc.
Para encerrar as atividades, foram convidados os designers editoriais, Alexandre Lucas, que participou do projeto gráfico da revista Época, e Renata Steffen, que foi diretora de artes da revista Superinteressante. Hoje, eles são sócios-fundadores da Laboota, empresa especializada em conteúdo visual e visual thinking.
As inscrições podem ser feitas até o dia do evento, pelo site: https://credencial.imasters.com.br/open-design-uniso-2018-empreendedorismo-criativo-e-design, que disponibiliza a programação completa. A entrada é aberta a todos os interessados. Para acesso a todas as atividades, o custo é de R$ 95,00. Já por dia de participação, será cobrado R$ 30,00.
Informações: (15) 2101.7093 / facebook.com/designuniso ou open@designsorocaba.com.br.

Programação

Tema: Empreendedorismo Criativo e Design
Local: Cidade Universitária (Rod. Raposo Tavares, km 92.5)
Horário: 19h

21/05 – Segunda-feira

Rodrigo Saiani – Plau Design - Tipografia
A Plau é um estúdio de identidade tipográfica, branding e design. Com refinamento e criatividade, ajuda marcas a pensar grande, atuando em áreas como Design estratégico, Lettering, Nomenclatura, Embalagem, Sinalização, Identidade visual, entre outras áreas.
Rodrigo Saiani, fundador e diretor de criação da Plau, com experiência em projetos tipográficos para grandes marcas, incluindo o desenho e coordenação de projeto das novas fontes da Rede Globo. Rodrigo é administrador de empresas (PUC-Rio) e designer gráfico (Parsons - The New School of Design, NY), professor de tipografia no IED Rio e Miami Ad School RJ.

Hiro Kawahara - Ilustrador
Marcos Hiroshi Kawahara (Hiro) é professor, ilustrador e quadrinista brasileiro. Trabalhou para a Editora Três e ganhou notoriedade por ilustrar as toalhas de bandeja da filial brasileira do Mcdonalds, projeto desenvolvido há quase 30 anos.
Hiro também fez trabalhos publicitários para clientes como Pão de Açúcar, Itaú e Fundação Telefônica, além de ilustrações para revistas e livros infantis.

22/05 – Terça-feira

Rede Design Possível - Julia Asche - Design Social
Uma associação sem fins lucrativos que atua há mais de doze anos promovendo, estimulando, discutindo, estudando e aplicando o design na estruturação de novas formas de produção e de relacionamento com o mercado.
Composta por iniciativas de inovação social, mobilidade, empreendedorismo popular e assessoria comercial para grupos produtivos, bem como participa de redes de costura, alimentação, artesanato, cultura e prestação de serviços.

DesignMuda - Marcelo Valença - Design Social
Formado na Belas Artes/SP e UFPE, Marcelo Valença atua há 12 anos com projetos, educação e fomento da criatividade, colaboração e inovação.
Desde 2013 se dedica a projetos de impacto social em temas como Educação, Saúde Pública, Desigualdade de Gênero, Alimentação, Vulnerabilidade e Cultura. É cofundador da DesignMuda, grupo que trabalha o design como vetor de transformação social e ajuda a cocriar e implementar soluções para projetos de impacto social. É designer no Grupo Tellus, negócio com cunho social voltado para a inovação e o design de serviços de interesse público.
A proposta de Marcelo em sua palestra é fazer uma reflexão leve e profunda sobre o papel social e profissional, desde a individualidade até a formação coletiva da cultura e sociedade.

ps.2 arquitetura+design – Fábio Prata e Flávia Nalon
Arquitetos formados pela FAU–USP e mestres em Design da Comunicação pela FH Mainz, na Alemanha. Desde 2003 dirigem juntos a ps.2 arquitetura + design, um escritório localizado em São Paulo que cria e desenvolve projetos gráficos para mídia impressa e digital, especialmente na área cultural.
Com mais de 80 prêmios nacionais e internacionais, além de publicações e participações em diversos países, Fábio e Flávia lecionam, dão palestras e ministram workshops regularmente. Ambos são membros da AGI – Alliance Graphique Internationale e da ISTD – International Society of Typographic Designers. Através de seus projetos irão mostrar diferentes possibilidades de atuação do designer gráfico: identidade visual, sinalização, livro, pôster, site e instalação.

23/05 – Quarta-feira

Kalina Juzwiak (Kaju.) - Projetos de arte e design
Artista, design e empreendedora, Kalina Juzwiak, conhecida como kaju., cria suas obras a partir de uma visão sistêmica e ajuda outras pessoas a desenvolverem a sua própria autenticidade e independência criativa. Possui um curso totalmente online onde demonstra e insere sua visão a quem possuir interesse em aprender. Já atendeu a empresas como Ana Capri, Veja São Paulo e Mont Blanc

WeJam – Natasha Barbosa - Plataforma de contratação e colaboração de artistas
Natasha Barbosa, fundadora da WeJam, é atriz e empreendedora, que compartilha sua visão sobre o capital intelectual e seu potencial econômico, além de social e especialmente de inovação através da Arte.
A WeJam é uma plataforma multilateral para aproximação, contratação e colaboração entre artistas, apreciadores e contratantes do mercado criativo. Atua facilitando a rotina do artista para que possa viver da própria arte e também busca tornar a experiência artística acessível para qualquer pessoa no mundo.

24/05 – Quinta-feira

Sense Lab – Yurik Ostroski - Empreendedorismo social
Trabalhando com estratégias e inovações para desenvolver as organizações, sistemas e lideranças necessárias para enfrentar os principais desafios coletivos da atualidade, o Sense Lab atua com base em processos e cultura de inovação aplicados em 3 pilares principais: Pessoas e lideranças; Organizações; e Sistemas sociais e econômicos multi-stakeholders.

Erê Lab – Roni Hirsch - Brinquedos para cidade
Roni Hirsch, formado em Artes Plásticas, vive uma carreira multidisciplinar que alinha a função de pai, artista, designer e cenógrafo com mais de 20 anos de experiência nos mercado nacional e internacional. Estudou arte antiga na Índia e Educação não Formal em Israel.
Apaixonado pela criação de espaços diversos, pelo universo da criança, e instalações artísticas de grande porte, fundou, juntamente com sua sócia Helo Paoli em 2014, o Erê Lab, empresa brasileira de mobiliário urbano lúdico que visa reconectar a criança com a cidade fortalecendo seu papel como cidadã. 
O Erê Lab nasceu de uma inquietação do artista sobre o futuro das cidades e das crianças e queria provocar a transformação através do uso da forma, materiais e dos espaços nos quais os equipamentos são inseridos na vida das cidades.
Com a palestra "Fundamentos do design lúdico na criação dos territórios da criança na cidade", Roni Hirsch vai abordar as principais questões na concepção de espaços lúdicos, além de fazer uma análise social sobre as necessidades de implementação de políticas públicas nesse sentido, e o processo de desenvolvimento como empresa de impacto positivo.

Startadora – Vinicius Machado
Startadora é uma empresa de Inovação Corporativa que utiliza conhecimentos e ferramentas atualizadas do mundo dos startups para ajudar individualmente seus clientes a ‘startar’ novos projetos empreendedores e negócios de forma inovadora, olhando para os desafios do futuro. Oferecem consultoria, estratégia, criação e operação de aceleração de startups e negócios digitais para marcas e grandes empresas.

25/05 – Sexta-feira

Laboota Visual Thinking – Alexandre Lucas e Renata Steffen
Um laboratório de conteúdo visual, especializado em suprir a demanda por novas formas de divulgação de conteúdo, métodos e processos de marcas ou empresas. Com uma metodologia que consiste em utilizar os mais variados recursos em linguagens visuais (design gráfico e editorial, infográfico, vídeo, design digital, narrativas) para tornar mais clara e objetiva a compreensão de um tema ou assunto.
Com a palestra "Visualize seu Negócio", eles irão abordar sobre a compreensão do visual thinking e alguns pontos que acreditam ser úteis na hora de vender um conteúdo visual.
Alexandre Lucas e Renata Steffen são designers editoriais, sócios-fundadores da Laboota. Alexandre Lucas participou do projeto gráfico da revista Época, e Renata Steffen foi diretora de artes da revista Superinteressante.