Professora Jane Soares de Almeida falece aos 70 anos
22/01/2018 - 09h00

A professora Jane Soares de Almeida, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, faleceu neste domingo (21/01). Nesta terça-feira (23/01), ela completaria 71 anos.
A única professora com o título de livre-docente na Uniso, ela ingressou em outubro de 2010, atuando na linha de pesquisa “História e Historiografia: políticas e práticas escolares”.
Graduada em Pedagogia e em Artes Industriais, fez Mestrado em Educação pela UFSCar e Doutorado em História e Filosofia da Educação pela USP, com Doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal. Também realizou Pós-Doutorado pela Harvard University, Estados Unidos, e pela Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha.
Jane atuou na rede pública de ensino fundamental, aposentou-se como livre-docente na Unesp e fez parte do corpo docente da Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo.
Sócia-fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação, desenvolvia pesquisas nas áreas de História da Educação, Formação e Profissão Docente, Magistério Feminino, História das Mulheres e Estudos de Gênero. Com artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais, tem como principais obras publicadas “Mulher e educação: a paixão pelo possível” e “Ler as letras: por que educar meninas e mulheres?”.
Pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, em maio de 2017, ela lançou o livro “Horizontes abertos: percursos e caminhos da história da educação paulista”, organizado em parceria com a professora Vania Regina Boschetti.
Jane morava em Araraquara, deixa o marido Luis Fernando Ayerbe e três filhos.

Profa. Jane durante lançamento de um de seus livros em Sorocaba