Aluno de Engenharia realiza pesquisa em multinacional
10/11/2017 - 21h00

O curso de Engenharia de Produção deu início à primeira pesquisa de Iniciação Científica no Laboratório de Manufatura Avançada, instalado no Centro de Tecnologia da multinacional alemã Walter do Brasil, fabricante de ferramentas de corte de precisão, por meio de uma parceria com a Uniso.
Com o tema “Avaliação da vida da ferramenta de usinagem aplicadas ao torneamento da liga duplex variando o direcionamento dos canais de refrigeração”, a pesquisa busca avaliar a eficiência de uma nova tecnologia lançada no mercado para otimizar o processo de usinagem.
Conforme explica o professor Sander Gabaldo, orientador do trabalho, o objetivo é evidenciar os resultados alcançados com o novo processo, como melhor controle na produção e melhor acabamento do produto usinado, além da redução dos custos da operação, buscando criar uma mudança cultural dentro do mercado da usinagem dos metais. “Esse tema é pouco explorado ainda, principalmente no Brasil”, comenta.
O trabalho está sendo desenvolvido pelo aluno Felipe Gutierres, como voluntário no Programa de Iniciação Científica da Uniso, com a orientação do professor Sander Gabaldo e colaboração do engenheiro Alexandre Belchior, funcionário da Uniso no Laboratório.
Além da Walter, a pesquisa tem o apoio das empresas Voith do Brasil, Blaser Swisslube e Unicamp, que doaram os insumos e equipamentos de apoio para a realização da pesquisa.