Laboratório de Comunicação será reinaugurado nesta sexta
11/09/2017 - 08h00

O Laboratório de Comunicação da Uniso (Labcom) iniciou o semestre com uma nova estrutura, totalmente digitalizada, com equipamentos semelhantes aos utilizados pelas grandes emissoras do País. Uma cerimônia de reinauguração será realizada nesta sexta-feira (15), data em que a Uniso comemora seus 23 anos.
O novo espaço vem acompanhar a nova tecnologia Full HD que está sendo implantada no País em substituição ao sistema analógico. Todos os equipamentos foram atualizados, como câmeras de vídeo, ilha de edição e iluminação.
Os novos modelos de filmadoras, por exemplo, foram apresentados e testados nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Outra novidade, a iluminação foi substituída por um sistema semelhante ao utilizado pela Rede Globo. Segundo os fornecedores, é a única universidade que possui os mais modernos equipamentos do mercado.
O Labcom conta com três estúdios: Televisão, Rádio e Fotografia, instalados no térreo do Bloco B, na Cidade Universitária, voltados às práticas de cursos como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Design, Arquitetura e Urbanismo e Moda. O laboratório também é espaço para produções institucionais: Rádio web Uniso (radiouniso.com), Rádio Jornal Inclusão, Programa Uniso Comunidade, entre outros projetos.
“Estamos com a mais moderna estrutura física e tecnológica para o aprendizado dos alunos, que poderão desenvolver trabalhos no novo formato digital, como nas aulas práticas de telejornalismo e produção publicitária de televisão”, comenta o professor Fernando Negrão Duarte, responsável pelo Laboratório, explicando que a partir de agora as produções ganham espaço em transmissões e podcasts nas redes sociais.
A reinauguração será realizada na Cidade Universitária (Rod. Raposo Tavares, km 92.5), no Laboratório de Comunicação, às 8h, em uma cerimônia para professores, funcionários e convidados. Haverá descerramento da fita e benção das instalações pelo Arcebispo de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine, seguida da apresentação de um telejornal sobre o Labcom desde sua instalação em 1997. Às 9h, no Auditório Central, com entrada aberta ao público, será ministrada uma palestra pelo jornalista João Monteiro de Barros Neto, fundador e presidente da RedeVida de Televisão.

Central técnica digital do Estúdio de TV. Foto: Paulo Ribeiro-Labcom