Documentário sobre ex-professor será lançado na Fundec
24/08/2017 - 13h21

Nesta sexta-feira (25), será lançado o documentário “A lição do silêncio”, que apresenta a história de vida do professor Bohdan Wijtenko, que ministrou aulas de História de Filosofia Antiga e História Antiga Oriental, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI), embrião da Uniso.
Falecido em 26 de outubro de 1985, aos 64 anos de idade, Bohdan nasceu na Ucrânia e veio para Sorocaba em 1960. Foi pioneiro da técnica da meditação em Sorocaba, tendo como missão formar pessoas que a praticassem e também levassem essa iniciativa para as escolas.
O documentário é dirigido pelo jornalista Celso Fontão Jr, com produção da CMaria Comunicação. O evento de lançamento será às 20h, no auditório da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), com entrada gratuita.
Em artigo publicado no Jornal Cruzeiro do Sul, o professor Aldo Vannucchi conta um pouco da história de Bohdan com quem conviveu por três anos, enquanto diretor da FAFI. “Era mais que um professor, um mestre. Suas aulas visavam mais que a transmissão de conhecimentos filosóficos e históricos. Não ficava no passado; queria o futuro, com alunos voltados à própria evolução mental e espiritual, fosse qual fosse sua definição religiosa.”
Clique aqui e confira o artigo completo.