AUTOATENDIMENTO

Pesquisa da Uniso é publicada na Revista Fapesp
21/07/2017 - 08h33

Mais uma pesquisa da Uniso ganhou espaço na Revista Fapesp, uma das principais publicações de divulgação científica do País.
A reportagem de capa “Aliados Improváveis” apresenta os projetos que “estudam os vírus que atacam bactérias e microrganismos geneticamente modificados ajudando a combater doenças, a fabricar fármacos e outras substâncias químicas.”
A pesquisa da Uniso, desenvolvida pelos professores Victor Balcão e Marta Vila, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, é uma dessas iniciativas. O objetivo é desenvolver um sensor no formato de fitas adesivas para serem aplicadas na parede em ambiente hospitalar, permitindo detectar a bactéria Pseudomonas aeruginosa que causa pneumonia, para que sejam tomadas medidas preventivas. “A probabilidade de se entrar em um pronto-socorro e sair com uma infecção é de 30%”, comenta o pesquisador na entrevista.
Essa pesquisa está sendo desenvolvida no novo laboratório da Uniso, Laboratório de Biofilmes e Bacteriófagos (PhageLab), instalado na Cidade Universitária. “Há um problema de saúde pública no País, as bactérias estão cada vez mais resistentes aos antibióticos e há poucos estudos sendo desenvolvidos neste sentido”, explica o professor e pesquisador Victor Balcão.

Clique aqui e confira a reportagem completa.