Arquitetura organiza núcleo de assistência gratuita
09/06/2017 - 08h00

Com o objetivo de oferecer assistência técnica gratuita à população carente em obras, projetos e reformas, o curso de Arquitetura está desenvolvendo um projeto de extensão para implantação de um Núcleo de Assistência Técnica em Sorocaba.
As atividades tiveram início há cerca de um ano com a elaboração de uma metodologia de trabalho, com busca documental, estudo de casos e diagnóstico da cidade, que apresentou aglomerados irregulares e construções sem acompanhamento técnico.
O material está sendo avaliado por diversas entidades que deverão participar do projeto, como o Instituto do Arquitetos do Brasil, Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo, Conselho dos Arquitetos e Urbanistas do Brasil, além da Prefeitura de Sorocaba, que deverá ceder espaço para o funcionamento do Núcleo.
Conforme explica o professor Tiago da Guia, responsável pelo projeto, o objetivo é concluir a metodologia de trabalho no próximo semestre para dar início à implantação até o começo de 2018. A iniciativa tem como base a Lei Federal nº 11.888/2008, que prevê assistência gratuita nos munícipios. "Sua implantação resultará em contribuição socioambiental, geração de emprego e renda, além da regularização municipal", comenta.
O projeto está sendo desenvolvido pelos alunos Laís Granado Ferreira Coelho, bolsista, e Renato Rodrigues, voluntário, com o apoio dos professores Luiz Antonio de Paula Nunes e Fabrício de Francisco Linardi.

Probex - Esse é um dos projetos aprovados na edição 2016/2017 do Programa de Extensão Universitária da Uniso, que abriu novo processo seletivo. As inscrições para os projetos qualificados serão realizadas neste mês. Fique atento e obtenha mais informações neste site: www.uniso.br/extensao/Probex.

Reunião sobre o projeto no Sindicato dos Arquitetos do Estado de SP