Atletas da LSB recebem orientações em Saúde
10/03/2017 - 18h37

Estudantes dos cursos de Fisioterapia e Psicologia estão desenvolvendo uma série de atividades com os atletas profissionais e demais categorias da Liga Sorocabana de Basquete (LSB/Uniso). O curso de Educação Física também pretende iniciar um trabalho junto à equipe ainda neste semestre. A LSB tem o apoio da Uniso nesta temporada do NBB - Novo Basquete Brasil, principal competição do País organizada pela Liga Nacional de Basquete.
O curso de Fisioterapia renovou pelo terceiro ano consecutivo o programa de estágio em fisioterapia esportiva, coordenado pelo professor Mateus Francisco Rossi. Os alunos do último período realizam o estágio profissional obrigatório na LSB, enquanto o segundo e terceiro períodos fazem disciplinas práticas com o time.
Conforme explica o professor Mateus, em dez horas semanais, os alunos estudam as principais lesões, a biomecânica dos movimentos e fazem avaliações individuais nos jogadores, traçando exercícios para prevenção e tratamento de lesões.
O programa também atende a outras categorias, como crianças e adolescentes do projeto social “Arremesso para o amanhã”, que participam inclusive de um ciclo de palestras organizado pelos alunos sobre temas como educação e esporte.
Assim como Fisioterapia, o curso de Psicologia deu início ao projeto “Psicologia do Esporte”, em novembro passado, com a supervisão da psicóloga e educadora física, a professora Andressa Melina Becker da Silva.
Um grupo de quinze estudantes, que participaram de um processo de seleção, promovem um encontro semanal com os atletas profissionais, utilizando dinâmicas de grupo, além de realizar plantão psicológico para atendimento individual. Conforme explica a professora, algumas técnicas importantes são trabalhadas, como respiração e treino de imaginação.
Outras categorias também passarão a ser atendidas a partir deste mês de março. “Para os nossos alunos, trata-se de um aprendizado intenso, em que se colocam como profissionais e conseguem visualizar a teoria na prática, fazendo a união de vários componentes curriculares”, finaliza. (Fotos: Divulgação)

Curso de Fisioterapia em estágio com atletas

Psicologia em atividade com a escolinha da LSB