AUTOATENDIMENTO


PROGRAMAS DE EXTENSÃO - MEIO AMBIENTE

Educação e Gerenciamento Ambiental


Núcleo de estudos Ambientais – Neas

O objetivo do núcleo é desenvolver pesquisas na área ambiental.
Líder regional de grande expressão em questões ligadas à ecologia, ao desenvolvimento sustentável e a pesquisas científicas voltadas à biodiversidade e geologia, o NEAS desenvolveu um minucioso levantamento da fauna, flora e aspectos geomorfológicos da região do novo câmpus.

Embrião dos futuros cursos de Ecologia e Agronomia, o NEAS é responsável pelo horto de plantas medicinais cultivadas pelos alunos do Curso de Farmácia e Bioquímica, e por um banco de sementes, que garante a reposição e consequente preservação das principais espécies da vegetação típica do interior do Estado.

No Núcleo podem ser encontradas mudas de espécies nativas para vendas e doação, podem ser agendadas visitas de escolas e outras organizações pelas dependências do Núcleo onde são apresentadas informações ambientais, podem ser agendadas caminhadas pela trilha ecológica e também são disponibilizadas informações ambientais disponíveis.

Informações:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.
Rod. Raposo Tavares Km. 91.
Fone: (015) 3236 7118

Coordenação:
Nobel Penteado de Freitas
E-mail nobel.freitas@prof.uniso.br

 

Projetos vinculados

1. Núcleo de Estudos Ambientais – Neas
A existência e funcionamento do NEAS são fundamentais para a catalização de projetos e parcerias que rendem a realização de inúmeros projetos e atividades. Em 2010 aproximadamente 400 pessoas foram beneficiadas diretamente.

2. Projeto Verde
É uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Sorocaba em parceria com a UNESP (Campus Sorocaba), UFSCAR (Campus Sorocaba) e UNISO (Universidade de Sorocaba). O trabalho a ser realizado visa resgatar áreas industriais degradadas. A finalidade desse trabalho é a valorização ambiental e, consequentemente, o aumento da qualidade de vida e do bem-estar da sociedade. No momento ainda não é possível quantificar as pessoas atendidas.

3. Projeto Uniso mais Ver
O objetivo principal é estabelecer um fluxo de produção de mudas e sementes para atender aos eventos da Uniso durante o período de 01 ano, contribuindo com a melhoria da imagem institucional da Uniso. Foram beneficiadas 100 pessoas.

4. Projeto Manual Técnico para Viveiristas da BH-SMT Sementes Florestais Nativas
O objetivo principal do projeto é a melhoria da qualidade das futuras restaurações florestais nativas em áreas ciliares de mananciais de abastecimento público nos municípios da Bacia Hidrográfica do Sorocaba-Médio Tietê. Foram beneficiadas 1000 pessoas diretamente.

5. Projeto Agência de Bacias
O objetivo é estruturar a Agência de Bacias para realização de efetivo gerenciamento dos recursos hídricos na região do Sorocaba e Médio Tietê que abriga 1.300.000 habitantes.

6. Projeto Produção de Mudas para a Arborização Urbana de Sorocaba
O projeto visa a melhoria da qualidade de vida da população sorocabana, eis que a arborização é vital para que uma cidade atinja condições ambientais, climáticas, sanitárias e paisagísticas satisfatórias. Em 2010 foram doadas 23.000 mudas.

7. Projeto SOS ECO
O objetivo é estabelecer um fluxo de produção de mudas com o uso de mão de obra dos menores em medidas sócio educativas, oferecendo uma oportunidade para eles se capacitarem nesta área e participarem ativamente dos projetos de arborização no município de Sorocaba. Foram beneficiadas 50 pessoas.