AUTOATENDIMENTO

Mestranda é premiada em evento científico
15/04/2019 - 19h00

A aluna Kessi Marie de Moura Crescencio, do Mestrado em Ciências Farmacêuticas, conquistou o primeiro lugar na II Semana de Integração em Manejo e Tecnologias de Recursos Renováveis - Simater 2019, realizada em março, na UFSCar - Sorocaba, com a participação de graduandos, pós-graduandos e profissionais da área.
Ela foi premiada na categoria banner, pelo trabalho “Comparação entre técnicas de extração do Ulvan e caracterização físico-química dos polissacarídeos obtidos”, apresentado na temática “Ecossistemas Aquáticos e Recursos Hídricos”. Além do certificado, recebeu uma caneca personalizada e o livro “Guia das Plantas do Cerrado”.
O trabalho dela faz parte da dissertação de Mestrado “Extração e Caracterização do ULVAN: uma plataforma para preparação de sistemas biomiméticos particulados para permeação intestinal de ácido hialurônico e sulfato de condroitina de origem vegetal (Ulva lactuca).”
O objetivo deste trabalho foi extrair, caracterizar e comparar o Ulvan, componente presente nas algas verdes, utilizando dois procedimentos. Pesquisas como essa podem ajudar a solucionar os problemas ambientais causados pelas próprias algas.
Além deste trabalho, o grupo de pesquisa do Laboratório de Biomateriais e Nanotecnologia da Uniso (LaBNUS) também apresentou mais dois projetos: “Avaliação das propriedades mecânicas e antimicrobianas do extrato vegetal padronizado de Calendula Officinalis L. em membrana de celulose bacteriana” e “Extração e caracterização físico-química de polissacarídeos presentes na casca da uva (Cultivar BRS Lorena)".
A partir desta premiação, pesquisadores entraram em contato com o professor orientador Marco Vinícius Chaud para conhecer mais o trabalho e em busca de parcerias.
Kessi é formada no curso de Engenharia Química da Uniso, foi aluna TOP em nove semestres da Graduação e já recebeu prêmios e menção de reconhecimento de órgãos de classe profissional, como da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS). No ano passado, a aluna foi contemplada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) com bolsa para o desenvolvimento do projeto. (Foto: Paulo Ribeiro / Uniso)

 


Kessie no Laboratório de Biomateriais e Nanotecnologia da Uniso