Livro "Entrelinhas da Pichação" será lançado no dia 10
03/04/2019 - 08h00

Promover a aproximação entre as vozes das ruas e as vozes do universo acadêmico. Este é propósito do livro “Entrelinhas da Pichação: diálogos sorocabanos”, organizado pela professora Thífani Postali e pelo professor José Neto, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura (LINC).
O livro será lançado na próxima quarta-feira (10/04), às 19h, no Auditório do Bloco F da Cidade Universitária, com entrada gratuita. Cada exemplar estará disponível pelo valor de R$ 30,00. A renda arrecadada com a venda será destinada ao Lar Casa Bela, instituição não governamental que presta serviço de acolhimento a crianças e adolescentes na região.
A abertura da noite de lançamento será realizada pelo educador, filósofo e professor Aldo Vannucchi. Na ocasião, haverá também uma mesa-redonda com a participação da professora Mara Rovida, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso, e do professor Marcos Reigota, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniso.
No evento, serão expostas fotos realizadas durante o processo de produção do livro. Após a exposição, a coletânea de fotografias ficará disposta à apreciação do público na Biblioteca “Aluísio de Almeida” – Cidade Universitária, durante um mês.

Intenção é promover diálogo
Idealizada pela professora Thífani Postali, a obra reúne reflexões sob a ótica de diversas áreas do conhecimento, feitas a partir de fotografias de pichações e grafites registradas por José Neto.
Para a elaboração da capa, foram convidados os artistas sorocabanos Will Ferreira e Michel Japs, que também fecham o livro com uma entrevista, na qual falam sobre o trabalho com o grafite e a relação com a cidade. A diagramação da obra é de Carla Salles e a revisão e supervisão do projeto é de Isabella Pichiguelli.
Os autores da obra são: Aldo Vannucchi, Ana Maria Souza Mendes, André Luiz Sueiro, Beatriz Elaine Picini Magnana, Benedito Aparecido Cirino, Breno Pensa Barelli, Danilo Vieira Vilela, Ed Mulato, Edgar Albuquerque, Evenize Batista, Fabrício de Francisco Linardi, Fernanda dos Santos Ueda, João J. C. Sampaio, José Neto, Josefina de F. Tranquilin-Silva, Julio Cesar Gonçalves, Marcélia Picanço Valente, Marcelo de Barros Ramalho, Marcelo Rodrigues, Michelli Cristine Scapol Monteiro, Mônica Cristina Ribeiro Gomes, Nobel Penteado Freitas, Paulo Celso da Silva, Rodrigo Barchi, Roger dos Santos e Thífani Postali, além de entrevista com Will Ferreira e Michel Japs, realizada por Isabella Pichiguelli e Thífani Postali.

Sobre os organizadores
Thífani Postali é mestra em Comunicação e Cultura pela Uniso e doutoranda em Multimeios pela Unicamp. É autora de “Blues e Hip Hop: uma perspectiva folkcomunicacional” (2011), “Cidade e Comunicação: a miopia sobre o mundo e outros textos” (2014) e “Cidade e Comunicação: a miopia sobre o mundo, outros textos e olhares v. 2” (2016), esses dois últimos escritos em parceria com o professor Paulo Celso da Silva.
José Ferreira da Silva Neto é mestre em Comunicação e Cultura e formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Uniso. Vencedor do prêmio Flávio Gagliardi de fotografia (2015). É fotógrafo atuante no mercado publicitário editorial e professor universitário nos cursos de design, arquitetura e urbanismo, e fotografia.

Obra reúne reflexões sob a ótica de diversas áreas